51 3587-3933 caloma@moveiscaloma.com.br

Casa: como escolher o lustre ideal?

São tantos tamanhos, formatos e materiais diferentes que escolher o lustre perfeito para cada cômodo pode parecer um desafio. Pensando nisso, reunimos algumas dicas super simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora de reformar ou construir o seu lar. Vamos ver?

Vamos começar falando um pouquinho sobre a história deste item de decoração. Sabia que os lustres surgiram por volta do século 17? Isso mesmo. Na época, eles eram peças majestosas utilizadas como uma forma de iluminar as grandes mesas de jantar dos nobres.

Inicialmente, eles eram feitos apenas de duas peças de madeira com pratos nas extremidades, que serviam de amparo para que a cera das velas não caísse nas pessoas.

Hoje, você pode encontrar variações de lustres para todos os cômodos da sua casa, em versões em  cristal, ferro, madeira, cobre ou inox. Antes de escolher o seu, é fundamental entender qual a sua utilidade dentro do ambiente, se o seu objetivo é iluminar, decorar ou apenas criar um cenário especial.

Confere só:

Tamanho do ambiente: o primeiro passo é avaliar o tamanho do ambiente. Cômodos menores exigem lustres mais delicados e pequenos. Se o lustre ficará apoiado em uma mesa, por exemplo, uma boa proporção seria um lustre que não seja maior do que metade do tamanho da mesa.

Iluminação natural: outro ponto a se observar é a quantidade de luz natural que o ambiente recebe. Se a quantidade de luz solar for boa, o lustre é indicado mais como um objeto de decoração.  Mas se o cômodo for escuro, aposte em lustres com cores mais quentes, que garantem uma sensação de luz natural do sol.

Orçamento: outro ponto fundamental! O mercado oferece uma variedade de modelos de lustres com preços para todos os bolsos. A dica aqui é, se o seu orçamento for reduzido, invista em peças menores, mas que garantam qualidade.

Decoração do ambiente: para escolher o lustre perfeito também é importante atentar para a decoração do ambiente. Lustres grandes pedem uma decoração mais neutra e minimalista, que não “brigue” com a presença marcante do lustre. Um lustre mais discreto permite que você aposte em uma decoração mais elaborada através de móveis e objetos.

Altura: se o seu objetivo é instalar o lustre em cima da mesa de jantar, lembre-se de que ele deve ficar em uma altura de 75 a 90cm acima da cabeça das pessoas, e não deve ter largura maior do que a metade da largura da mesa.

Se o objetivo é instalar o lustre como luz auxiliar em um canto do cômodo, pode-se usar a imaginação, mas caso exista algum móvel abaixo dele, o lustre deve ficar a 50cm da altura do móvel.  Se o lustre será utilizado como luz central do ambiente, deverá estar no mínimo a 1,90m do chão.

Gostou destas dicas? Então não esqueça de compartilhar com os seus amigos lá no Facebook e vem conhecer a cozinha perfeita para combinar com o seu lustre clicando aqui.

 

Fonte: dicasdemulher.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*