51 3587-3933 caloma@moveiscaloma.com.br

Cozinha: 12 hábitos que você deveria eliminar

Se você é daqueles que ama cozinhar, com certeza vai adorar o post de hoje! Mesmo para quem vive na cozinha, é comum cometer alguns errinhos, principalmente se você está aprendendo ou testando uma receita nova.

Pensando nisso, elencamos os 12 maiores erros que costumamos cometer na hora de preparar as refeições para te ajudar a nunca mais deslizar na cozinha! Confere só:

 1) Pouco sal: todo mundo sabe que sal demais faz mal para a saúde, mas a verdade é que sal de menos também pode acabar comprometendo o sabor do seu prato. A dica aqui é ir adicionando pequenas quantidades de sal e provar até chegar ao ponto ideal.

2) Acidez: assim como o sal, a acidez também realça os sabor dos alimentos, então adicionar um toque de suco de limão ou vinagre pode deixar o seu prato ainda mais gostoso. Mas também como o sal, é preciso equilibrar.

3) Calor de menos: outro fator que influencia o sabor da sua refeição é o calor da chama do fogão. Uma boa dica para incrementar o seu prato é preaquecer a panela minutos antes de colocar o alimento. Mas cuidado para não aquecer de mais e acabar queimando, ein!

4 ) Dourado é sempre melhor:  um hábito comum é ficar mexendo na panela e misturando os ingredientes enquanto eles cozinham. Mas isto pode prejudicar o resultado final e deixar o seu prato sem sabor. Nossa dica é sempre deixar o prato cozinhar quietinho por uns minutos para garantir a cor dourada e também o seu sabor.

5) Panela muito cheia: Você pode até tentar seguir as dicas acima, mas se colocar itens demais dentro da panela, dificilmente os alimentos irão cozinhar da forma correta. Sem espaço, além de mal cozidos, eles também perdem em sabor.

6) Mexer o arroz: quer um arroz sempre soltinho? Então pare de mexer enquanto ele cozinha. Para ficar soltinho, o arroz precisa cozinhar sem ser agitado, pois é o movimento que ativa o amido, o que faz com que ele fique mais grudento.

7) Não separar os alimentos previamente: pode parecer algo muito simples, mas faz a diferença na hora de cozinhar. Separar tudo o que você vai precisar antes de começar te ajuda a ganhar tempo, evita erros no preparo e ainda te garante que não falte nenhum ingrediente para o prato que você pretende cozinhar.

8) Corte errado: diferentes tipos de carne necessitam de diferentes técnicas de preparo. Algumas cozinham rápido, outras precisam de mais tempo para ficarem macias. Por isso, é muito importante prestar atenção à receita para se certificar de comprar o corte de carne correto.

9) Não secar as proteínas: proteínas como bife, frango ou tofu, por exemplo, precisam ser secas antes de colocadas para cozinhar. Assim, você impede que elas fiquem escuras após o cozimento e que o óleo suba e respingue.

10) Queimar o alho: o alho é um excelente ingrediente para estimular o sabor de um prato, mas quando queimado, deixa um gosto amargo nos alimentos. Por isso, nossa dica é atenção para não colocar o alho cedo demais e certificar-se sempre de que panela não está muito quente.

11) Antiaderente: a tentação de usar as panelas antiaderentes pra tudo é grande, mas elas não esquentam como as outras panelas, o que pode prejudicar o cozimento do seu prato. Então deixe-as um pouco de lado e use as antiaderentes apenas para omeletes e ovos mexidos.

12) Medir ingredientes de forma errada: mesmo que a medida seja a mesma, existe sempre uma pequena diferença entre o volume de ingredientes secos e molhados, o que pode fazer estragos na sua receita! O melhor nestes casos é apostar em copos com medições específicas para cada tipo de alimento. Assim não tem erro!

Gostou destas dicas? Então não esqueça de compartilhar com os seus amigos lá no Facebook e ajudá-los a não errar mais na cozinha também! E para testar todas estas dicas, só mesmo com uma cozinha especial, não mesmo? Então vem ver o que preparamos para você clicando aqui.

Fonte: dicasdemulher.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*