51 3587-3933 caloma@moveiscaloma.com.br

Estilo Clássico: Elegância e sobriedade aos ambientes

Pomposo, rico em detalhes e regado a requinte. Estes são adjetivos comuns quando falamos do Estilo Clássico, uma herança grega e cheia de história para a arquitetura brasileira. Há quem o ache exagerado demais, assim como há quem ame, e para te ajudar a entender seu conceito e como aplicá-lo em sua casa, dedicamos o post de hoje a ele.

Vale lembrar que o estilo tem suas raízes em grandes ambientes, ricos em mármore e ouro da Grécia antiga, e isso agregou sua pomposidade e inclusão de objetos ‘diferentes’ em cômodos inusitados, como poltronas ou sofás na suíte de banho.

A realidade atual das moradias, em grande parte do Brasil, requer algumas adaptações, e a indicação do estilo decorativo se dá nos detalhes do projeto arquitetônico. Em ambientes especiais, como o banheiro e ou lavado, aposte em revestimentos que imitam mármore, o padrão trará sofisticação ao espaço. Uma marcenaria bem feita, se possível combinada com ferro torneado completam o ambiente clássico. Nos detalhes, abuse da tendência dos metalizados, como o ouro, bronze e ouro rose.

É importante falarmos das cores. O clássico junta dois opostos na cartela de tons, ou aposta em ambientes totalmente claros, com sobreposições de estampas – em arabesco normalmente – tudo em cores neutras ou cria um espaço mais escuro em cores com o verde esmeralda, o preto e o grafite. A escolha dos tons implica na escolha dos detalhes. Se tratando do banheiro, toalhas, vidros e marcenaria devem acompanhar a cartela do revestimento.

O design do estilo clássico é facilmente reconhecido por suas formas torneadas e exuberantes. Temos no Brasil o Rococó, que lembra em sua minúcia a exuberância do clássico grego. Poltronas e camas imponentes, não raro, imitam pilares das construções históricas e usam do veludo como tecido principal. As estampas, sempre em fios dourados e ricas em suas tramas, exibem riqueza e arabescos imperiais. Para se inspirar, separamos algumas imagens na galeria, aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*